COMO OS JORNALISTAS RECEBEM NOSSAS PAUTAS? ALGUNS ESTEREÓTIPOS DA REDAÇÃO
Autor Texto: Jorge Soufen
“Oi, [nome], tudo bem? Tenho uma pauta EXCLUSIVA aqui para você. A empresa [nome] inventou a MÁQUINA DO TEMPO. É isso mesmo! Te interessa?”
Pensei, cá comigo, como os queridos amigos das redações nos responderiam… 🤣🤣🤣
NEGÓCIOS
“Abre faturamento?”
INVESTIMENTOS
“Mas tá na B3?”
CIÊNCIA ou TECNOLOGIA
“Qual é a novidade?”
RH/CARREIRAS
“Quantos funcionários?”
EMPREENDEDORISMO ou COLUNA SOCIAL
“Quem é o dono?”
ESG/SUSTENTABILIDADE
“Interessa. Se a máquina do tempo usar energia limpa.”
CIDADES
“Me explica o impacto disso na vida do cidadão comum.”
POLÍTICA
“Usou verba pública?”
VAREJO
“Não cubro B2B.”
JURÍDICO
“Tem decisão?”
POLÍCIA ou SEGURANÇA PÚBLICA
“Tem B.O.?”
CULTURA ou GASTRONOMIA
“Vai ter coquetel de lançamento?”
ESPORTES
“Essa máquina do tempo é palmeirense, né? Eu só cubro máquina do tempo corinthiana.”
FREELA DESINTERESSADO
“Então, quem decide as pautas é o editor, fala direto com ele. Não posso passar o contato.”
FREELA INTERESSADO
“Vou falar já com o editor! Te respondo em breve, segura comigo! É rápido! Mas segura, tá?”
PRODUTOR DE TV
“Tem imagem de Jesus Cristo crucificado? Me ajuda a entrevistar um fariseu que acompanhou a Via-Crúcis. Ah, o personagem tem que ser caolho, ter votado no Pôncio Pilatos e estar com a conta da taverna atrasada. Fecho em 20 minutos.”
EDITOR DE TV
“Pelo amor de Deus, pela vigésima vez, hoje… Editor de TV edita vídeo! Editor de TV não analisa pauta!”
PRODUTOR DE RÁDIO
“Opa! Bora fazer. Vou precisar de uma sonorinha simples do Hitler e do Martin Luther King, tá?”
MÍDIA DA CIDADE DE 5 MIL HABITANTES
“A nossa equipe de analistas aprovou a pauta. R$ 500 para divulgar o release.”
BRANDED CONTENT (“conteúdo de marca”, espaço pago pelas empresas)
– Pode ser a pauta mais mequetrefe do universo: já tratam você como se o cliente tivesse inventado a máquina do tempo. QUALQUER CARGUINHO UM POUCO MAIS DE DIREÇÃO
“Quem é que te passou o meu contato?”
JORNALISTA ESTAGIÁRIO
“Já subiu no TikTok?”
QUALQUER JORNALISTA EM QUALQUER REDAÇÃO DO MUNDO
“Isso é muito ‘comercial’. Não publicamos lançamentos de produtos de empresas.”
😅 Esqueci alguém? Se você é de agência, comente outras respostas que costuma receber. Se é de redação, diz aí o que já cansou de responder.
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